João Gomes Cardoso Barreto |
No dia 08 de abril de 1930, no município de Maruim, distante a 30 Km de Aracaju (SE), nascia João Gomes Cardoso Barreto, que hoje, aos exatos 82 anos de vida, contribuiu (e contribui) com o seu conhecimento para o desenvolvimento do Estado de Sergipe.
Barreto apesar de ter iniciado sua vivência escolar em Maruim, mudou-se cedo para Aracaju, onde estudou no Colégio Tobias Barreto. Fez o curso Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica do Comércio Tobias Barreto e em 1976, formou-se em Administração pela Faculdade Tiradentes.
João Barreto carrega em sua “bagagem” uma vasta experiência pública. Na década de 80, Barreto ocupou diversos cargos no Governo do Estado de Sergipe: Secretário Chefe do Gabinete Civil; Secretário de Governo e Secretário da Educação e Cultura. Além de ter assumido a Secretaria Adjunta do antigo Ministério do Interior na estrutura administrativa do Governo Federal.
Em 1937, João foi Guarda de Honra na chegada dos restos mortais do Barão de Maruim. O ato foi parte das comemorações pelo primeiro centenário da Paróquia Senhor dos Passos.
João Gomes Cardoso Barreto foi condecorado com a Medalha da Ordem de Rio Branco, no grau de Comendador pelo Decreto do Presidente José Sarney, em 14 de abril de 1989.
Um ser atuante em diversos meios, João Barreto é sócio benemérito do quadro social do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE); Filiado ao Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE), Associado do Rotary Clube de Aracaju e Vice-Presidente da 3ª região (Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) da Academia Nacional de Economia (Gestão 2010-2014).
Texto: Keizer Santos
Imagem: Inventário Cultural de Maruim (1994)
Referências Bibliográficas
BARRETO, Luiz Antônio. Três figuras atuais. Publicado em 06 abr. 2005. Disponível em <http://www.infonet.com.br/luisantoniobarreto/ler.asp?id=33924&titulo=Luis_Antonio_Barreto>. Acesso em 07 abr. 2012.
CRUZ E SILVA, Maria Lúcia Marques. Inventário Cultural de Maruim. Edição comemorativa aos 140 anos de Emancipação Política da cidade. Aracaju: Secretaria Especial de Cultura, 1994.
0 Comentários
Deixe aqui seu comentário!