Engenho Pedras em Maruim será objeto de estudo acadêmico

A reunião aconteceu no gabinete do prefeito
(Foto: Ascom/Prefeitura de Maruim) - 
Na manhã desta quinta-feira, 5, o prefeito de Maruim, Jeferson Santana, reuniu-se com os professores integrantes do Grupo de Pesquisa Culturas, identidades e Religiosidades. A reunião foi o ponto de partida para consolidar o apoio do município ao projeto.
O projeto “Massapê: memórias, engenhos e comunidades da microrregião da continguiba/SE”, do grupo interligado ao Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, tem como objetivo o estudo dos antigos engenhos de produção de cana-de-açúcar da microrregião do cotinguiba (Engenho Pedras, Oitocentas, Paty, Santa Bárbara, Serra Negra e outros).
Segundo o coordenador do projeto, o professor Dr. Antônio Lindvaldo Sousa, pretende-se resgatar a memória dos engenhos a partir dos relatos orais dos que conheceram de perto as unidades, como trabalhadores, vizinhos, entre outros.
Outro ponto importante, segundo o vice-coordenador do projeto, o mestre Claudefranklin Monteiro Santos, é a inclusão da comunidade na apreciação dos produtos finais, que serão um documentário e um guia ilustrativo.
“Sabemos da importância do resgate da nossa memória, sobretudo em Maruim, que contribuiu em todos os aspectos para o desenvolvimento do Estado”, ressaltou o prefeito Jeferson Santana.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Gilton Rezende, a representante da secretaria municipal de Educação, Ivanize Brandão, e o professor pesquisador, Adailton Andrade, também participaram da reunião.
Além do município de Maruim, o projeto vai desenvolver ações em Rosário do Catete e Carmópolis.


Por Ascom/Prefeitura de Maruim

Postar um comentário

0 Comentários