(Crédito: Divulgação) |
COMO PARTICIPAR?
Para ser aluno do ILBJ, o jovem precisa ter entre 14 e 24 anos e estar devidamente matriculado em escola da rede pública a partir do 6º ano, ou ter concluído o ensino médio na rede pública. O processo passa por três etapas: inscrição, seleção e matrícula.
1) INSCRIÇÃO
No segundo semestre, em meados de outubro, o ILBJ abre o processo de inscrição para concorrer às vagas. O jovem leva sua documentação completa (ver abaixo) e preenche um formulário socioeconômico. O horário de atendimento é de 8h00 às 11h00, de 14h00 às 17h00 e de 18h30 às 21h00.
Para inscrever-se o aluno precisa comparecer ao ILBJ com a seguinte documentação:
- Uma foto ¾ datada e recente;
- Declaração escolar (original) ou histórico de conclusão (cópia);
- RG e CPF (originais e uma cópia de cada);
- Cópia do comprovante de residência (ex.: conta de luz, água..);
- Número de telefone e e-mail para contato;
2) SELEÇÃO
O Instituto oferece anualmente cerca de 1.200 vagas para os projetos, mas o número de interessados é sempre muito maior. A seleção é corrigida de forma impessoal por um sistema desenvolvido para contabilizar a pontuação das respostas colocadas pelo candidato no formulário socioeconômico. Ao final da inscrição, o candidato recebe um canhoto com seu número de inscrição e a data de retorno para checar a lista de seleção.
3) MATRÍCULA
O aluno deve comparecer ao Instituto com o canhoto recebido na inscrição e seu documento de identificação pessoal para verificar sua aprovação e efetuar a matrícula no mesmo dia, caso realmente tenha sido selecionado.
Atenção:
- Na matrícula o candidato menor de 18 anos deve comparecer acompanhado por um familiar direto maior de idade, que possa assinar como responsável.
- O aluno que não efetuar sua matrícula dentro do prazo perde a vaga, que será preenchida por um candidato excedente. Após a saída da primeira lista de selecionados, o ILBJ disponibiliza uma lista com candidatos excedentes que serão chamados no lugar dos candidatos que perderem o prazo para a matrícula.
Por Redação com informações do ILBJ
0 Comentários
Deixe aqui seu comentário!